Plano de Governo Fernando Haddad


Na íntegra:

Planejamento
Uma das principais bandeiras do petista é a criação do Arco do Futuro, um eixo formado por várias avenidas que o petista pretende transformar em novos centros da cidade. O arco deve ser formado pela Avenida Jacú-Pêssego (Zona Leste), as marginais Tietê e Pinheiros e o corredor formado pelas avenidas Vicente Rao e Cupecê (Zona Sul). A ideia é estimular com incentivos fiscais o adensamento onde hoje há pouca verticalização, caso da Avenida Cupecê, e atrair empresas.
Outros prefeitos, porém, não conseguiram convencer empresários a se instalarem em peso na periferia. Haddad terá também o desafio de conduzir esse processo sem levar à especulação imobiliária.
Habitação
Na Habitação, Haddad pretende construir 55 mil moradias em quatros anos e ainda beneficiar 70 mil famílias com um programa de urbanização de favelas. O petista destacou esta área para mostrar que vai trazer para a cidade programas federais, caso o Minha Casa Minha Vida.
O ex-ministro da Educação propõe criar a jornada de 7 horas nas escolas municipais. Além de aulas, os alunos frequentarão bibliotecas municipais e exposições. Na educação, o novo prefeito encontrará também um dos maiores desafios, o déficit de vagas em creches, de 145 mil. Haddad promete construir 172 creches com verba federal. Seu programa de governo também aponta uma “discussão” sobre a progressão continuada.
Transporte público
Dentre as propostas de Haddad na área de transporte público, a construção de 150 quilômetros de novos corredores em grandes avenidas da zona leste foi a mais repetida durante a campanha. Ele também prometeu implantar outros 150 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, acabar com a taxa de inspeção veicular obrigatória e implantar o Bilhete Único Mensal, de R$ 140.
Saúde
Já na saúde, o plano de governo petista traz proposta para “implementar instâncias e ações de controle, fiscalização e auditoria sobre contratos de gestão de serviços, convênios e parcerias existentes”, o que causou polêmica durante a campanha, com o adversário José Serra dizendo que seria o fim das parcerias com entidades tradicionais como o hospital Sírio-Libanês, Santa Marcelina e Albert Einstein.
Outra proposta muito divulgada para a área foi a criação da Rede Hora Certa, que pretende levar a cada uma das 31 subprefeituras estrutura capaz de oferecer aos moradores exames de imagem e serviços permanentes de cirurgia ambulatorial. Ele também se posicionou fortemente contra a “privatização” dos 25% dos leitos hospitalares nos serviços municipais.
Segurança
Para a segurança, Haddad propôs aumentar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana , mas não diz o número, e criar bases móveis da GCM com videomonitoramento em locais mais vulneráveis à criminalidade. Reformulação do convênio com a “Atividade Delegada”, que incentiva a contratação de policiais militares em horário de folga com o pagamento de horas extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário